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Teses de doutorado 🎓

Trabalho de pesquisa realizado como requisito para obtenção do título de doutor em um programa acadêmico.

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    Afrocentricidade, educação e poder: uma crítica afrocêntrica ao eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro
    (2017) Benedicto, Ricardo Matheus; Severino, Antonio Joaquim; Severino, Antonio Joaquim; Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do; Barbosa, Maria Valéria; Santos Júnior, Renato Nogueira dos; Tavares, Fernando Jorge Pina
    Esta tese tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão do papel do eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro. Para tanto orientado pela filosofia afrocêntrica de Abdias do Nascimento, Molefi Kete Asante, Marimba Ani e pelos trabalhos de Cheikh Anta Diop, Asa Hilliard, Carter G. Woodson e Wade Nobles realizamos uma crítica afrocentrada do pensamento educacional de Rui Barbosa, José Veríssimo, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro bem como dos modelos educacionais defendidos e implementados por estes importantes pensadores da educação do país. Para reforçar esta crítica, este trabalho avalia a maneira pela qual a intelectualidade afro-brasileira compreendeu e reagiu aos sistemas de educação desenvolvidos por aqueles intelectuais. Nossa análise também mostrou que o modelo eurocêntrico de educação implantado no país tem como um de seus principais objetivos manter o poder e a hegemonia branca europeia. Em uma sociedade orientada e organizada pela ideologia da supremacia branca os não brancos descendentes de africanos e indígenas não têm poder, e desse modo, como conclusão deste trabalho, argumentamos que somente um modelo educacional quilombista (afrocentrado) é capaz de oferecer uma educação que atenda de modo satisfatório às necessidades dos afro-brasileiros.
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    Entre becos e ONGs: etnografia sobre engajamento militante, favela e juventude
    (2017) Souza, Patrícia Lânes Araújo de; Bezerra, Marcos Otávio; Bezerra, Marcos Otávio; Novaes, Regina Celia Reyes; Vianna, Adriana de Resende Barreto; Segala, Lygia; Cunha, Christina Vital da; Motta, Eugênia; Silva, Ana Claudia Cruz da
    Esta tese analisa práticas e trajetórias de moradores (as) do conjunto de favelas do Complexo do Alemão, localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, engajados (as) de diferentes formas em ações coletivas locais. A produção de seus engajamentos militantes e a criação de diferentes formas de ações coletivas é influenciada e influencia o contexto na qual se insere. A Internet e o uso das redes sociais virtuais, bem como os diferentes investimentos públicos e privados que chegaram até o lugar nos últimos anos, a partir da entrada e consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), são elementos cruciais desse contexto. Assim como o recrudescimento da violência policial no local e a intensificação da criminalização de movimentos sociais, sobretudo de setores populares. Nesse cenário, conformam-se as relações entre engajamento militante (“militância”, “ativismo” e diferentes modalidades de “ação ou trabalho social”) e as organizações não governamentais (ONGs) de dentro e de fora das favelas. Elas são atravessadas não apenas pelo compartilhamento de determinadas causas ou agendas, mas também por relações de trabalho, educacionais e pessoais. As práticas e trajetórias de engajamento militante aqui analisadas permitem perceber de que modo diferentes atores mobilizam e constroem as categorias “jovens/juventude” e “favela”, e de que modo se percebem e são percebidos através delas, considerando interseções e deslizamentos entre militância e projetos sociais. Nesse cenário, também são (re) criadas relações entre pessoas envolvidas com movimentos sociais locais e pesquisadores (as) que produzem, de diferentes maneiras, seus engajamentos militantes a partir de suas inserções de pesquisa e dos vínculos que estabelecem com o lugar e seus (suas) moradores (as).
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    Política e estruturação do território: PAC e UPPs no Complexo do Alemão
    (2015) Silva, Heitor Ney Mathias da; Egler, Tamara Tania Cohen; Egler, Tamara Tania Cohen; Oliveira, Floriano José Godinho de; Martins, Carlos Eduardo da Rosa; Mamani, Hernan Armando; Oliveira, Débora Santana de
    O objeto da tese são as transformações do Complexo do Alemão entre 2008 e 2014. Avaliamos os efeitos da política pública no tecido social, em particular no cotidiano dos moradores do Complexo do Alemão. As intervenções analisadas são: as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e para alcançar o impacto das mesmas no cotidiano observamos a participação da população. O PAC é voltado para: acessibilidade, habitação, saneamento, educação, cultura, esporte, lazer, geração de empregos e meio ambiente, as UPPs para segurança e cidadania. A ação dos moradores se dirige a garantia da adequação e qualidade das obras, da segurança pública e o respeito aos direitos humanos. Estabelecemos como eixos de análise, primeiro a centralidade da política e mapeamos os discursos sobre o conjunto formado pelo PAC e as UPPs, analisamos como esses discursos formam opiniões dentro da comunidade, no conjunto da cidade e do estado, ou seja, o reflexo na política, a seguir temos outro eixo baseado na história e economia local, onde articulamos o desenvolvimento do lugar com determinações mais gerais, que são: o desenvolvimento nacional e o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, o próximo eixo é a materialização do discurso hegemônico no espaço, onde analisamos cada uma das obras e projetos, o que se propunham e os resultados. O último eixo trata das conclusões, ou seja, que estruturação do território será plasmada pelo conjunto PAC e UPP.