Dissertações de mestrado 🎓
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Trabalho de pesquisa realizado como requisito para obtenção do título de mestre em um programa acadêmico.
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Item CoSer: proposta de coworking social de costura para mulheres de Duque de Caxias/RJ(2019-08-30) Silva, Vanusa Rodrigues da; Ferreira, Letícia Carvalho de MesquitaEssa dissertação convida a um olhar particularizado para formas de trabalho de costureiras de Duque de Caxias/RJ a fim de basear, a partir das reflexões gestadas, a proposta de criação de um espaço de trabalho compartilhado que possa vir a atender grupos de mulheres que se ocupam dessa profissão. O texto foi composto a partir de narrativas de um grupo de agentes desse universo (costureiras) sobre o lugar para o qual a proposta se destina, relatos de si e dos trabalhos que realizam, suas impressões a respeito das condições de trabalho de sua classe e orientações para a concepção da proposta em questão. Faz uma coletânea de dados históricos e estatísticos sobre o município em questão, o ofício da costura, questões sobre mulheres e trabalho e citação de iniciativas envolvidas com o universo da costura. E apresenta como apêndice a proposta costurada pelas participantes da pesquisaItem Meeting of favela - Grafitando subjetivaçõess na Vila Operária do Látex às cores digitaisBrasil, Luciane Chagas; Rego, Alita SáMeeting of favela – grafitando subjetivações na Vila Operária, do látex às cores digitais, é o resultado do processo da pesquisa sobre a potencialidade de um evento cuja característica principal é o voluntariado. Passando pelo percurso do evento e seus organizadores, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar o evento Meeting of favela (Mof) e cartografar os processos de subjetivação do graffiti encarado sob o ponto de vista de arte de rua como um elemento de resistência em territórios periféricos do Rio de Janeiro, dando visibilidade a potência criativa de comunidades que até então sempre foram vistas de forma pejorativa pelos meios de comunicação hegemônicos. Neste contexto, o estudo levantou duas questões como linhas principais para a análise desta pesquisa. Por que o Mof foi criado e de que forma a linguagem do graffiti como comunicação e o acesso às telas digitais leva a arte de rua para dar a volta ao mundo, desterritorializando, ao mesmo tempo em que territorializa a Vila Operária no mapa cultural da Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro? Para a análise destas questões a pesquisa utilizou o referencial teórico Deleuze e Guattari que proporcionaram as pistas para seguir o caminho e desemaranhar as linhas desta pesquisa.Item Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares: um estudo de caso na Maré - Rio de Janeiro / RJ.Santos, Angela Cristina da Silva; Matsunaga, Priscila SaemiOs cursos de pré-vestibulares populares propiciam o acesso à universidade de pessoas das regiões faveladas e periféricas do Rio de Janeiro. Além disso, muitos desses projetos buscam desenvolver uma formação crítica e emancipadora do(a)s educando(a)s por meio da construção de um processo educacional que ultrapasse a sala de aula e os conteúdos curriculares estritos, oferecendo aulas de história e atualidades, aulas interdisciplinares, aulas de campo, rodas de conversa, cine debates, visitações a laboratórios, museus e casas de ciências, saraus e eventos culturais, dentre outras atividades pedagógicas. Dessa forma, intencionam construir conhecimentos por meio de uma educação que humanize educador(a) e educando(a), acreditando no poder criador e transformador de ambos e exigindo a construção de uma relação de companheirismo e de troca de saberes. Por isso, esses projetos de educação popular são importantes para a transformação das realidades locais. No entanto, uma das problemáticas que minimiza o alcance desses projetos é o alto índice de evasão dos estudantes, que varia de 30% a 90%. Entendendo a importância do fortalecimento das ações dos pré-vestibulares populares nos territórios e da democratização do acesso à educação superior, esse trabalho se propõe a identificar os motivos que causam a evasão dos estudantes e sistematizar possíveis ações de intervenção e enfrentamento desse problema, tanto ra a permanência desses sujeitos nos projetos quanto para a reconquista dos educandos evadidos. Para isso, realizamos um estudo de caso no Pré-vestibular Comunitário do CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) e acessamos as percepções de 128 pessoas que participam ou participaram de prévestibulares populares do Rio de Janeiro, através de um questionário virtual semiaberto. Pudemos perceber que a evasão é um fenômeno complexo, causado por múltiplas variáveis - de caráter objetivo e subjetivo - com destaque para as questões de subsistência pessoal e familiar, e que é necessário desenvolver ações conjuntas em diferentes esferas: gestão, pedagógica, psicossocial, relação interpessoal, comunicação, captação de recursos, articulação com uma rede de pré-vestibulares. Desejamos, portanto, que essa pesquisa bem como a Cartilha “Pensando Estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares” e o “Mapeamento de Pré-vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro” possam contribuir nesse processo de organização, articulação e mobilização para a diminuição dos índices de evasão do(a)s educando(a)s nos pré-vestibulares populares.Item UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de JaneiroFranco, Marielle; Ferraz, Joana D'Arc FernandesO objetivo desta dissertação é demonstrar que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), enquanto política de segurança pública adotada no estado do Rio de Janeiro, reforçam o modelo de Estado Penal. Para tal é necessário apresentar um estudo sobre o significado das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) pela perspectiva da Segurança Pública e fundamentado nos elementos da Administração Pública. Trata-se de averiguar quais as relações contidas nestas Unidades, intrínsecas ao processo de elaboração e consolidação de políticas na área de segurança pública. Nesse sentido, haverá um esforço de identificar se as Unidades de Polícia Pacificadoras representam uma alteração nas políticas de segurança ou se estas se confirmam como maquiagem dessas políticas. Busca-se analisar, em perspectiva teórica ampla, se o modelo neoliberal no Brasil incorpora os elementos de um Estado Penal, considerando o processo de formulação e de implementação das UPPs nas favelas do Rio de Janeiro, no período de 2008 a 2013, peça chave para a compreensão deste fenômeno. Considerando a Favela da Maré como um dos elementos que corroboram para esta análise, uma vez que estes são caracterizados por elementos que sintetizam o modelo teórico proposto por Loïc Wacquant (2002), a saber, o processo de penalização ampliado, que colabora sobremaneira para a consolidação do Estado Penal, parte-se do pressuposto de que o modelo de análise proposto por esse autor, se aplicado ao caso proposto e guardadas as peculiaridades de cada contexto histórico-político, permite identificar um Estado Penal que, pelo discurso da "insegurança social", aplica uma política voltada para repressão e controle dos pobres. A marca mais emblemática deste quadro é o cerco militarista nas favelas e o processo crescente de encarceramento, no seu sentido mais amplo. As UPPs tornam-se uma política que fortalece o Estado Penal com o objetivo de conter os insatisfeitos ou "excluídos" do processo, formados por uma quantidade significativa de pobres, cada vez mais colocados nos guetos das cidades e nas prisões.